Ir para Tema do mês Ir para Sementes de luz Ir para Dicas de leitura Ir para Campnha

sementes de luz

por que devo fazer o evangelho no lar?

evangelho

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

Jesus em sua passagem no planeta Terra, sempre utilizou de momentos de fé, confiança e vontade para unir seu pensamento a Deus e receber do alto inspirações e diretrizes para incentivar os semelhantes a buscar equilíbrio com o alto, com isso o tempo todo que estava com os apóstolos ensinando as verdades do reino de Deus, buscava formas de incentivar o interesse dos adeptos na disseminação de suas verdades vindas de Deus.

Ele não tinha uma moradia própria e vivia praticamente na casa de Pedro, o irmão de André e aproveitava as horas após as refeições para trazer bem aventuranças no coração daquelas pessoas, como está registrado no livro “Jesus no Lar” psicografado por Francisco Cândido Xavier, pelo espírito de Neio Lúcio, conforme descrevemos um trecho abaixo.

…”Povoara-se o firmamento de estrelas, dentro da noite prateada de luar, quando o Senhor, instalado provisoriamente em casa de Pedro, tomou os Sagrados Escritos e, como se quisesse imprimir novo rumo à conversação que se fizera improdutiva e menos edificante, falou com bondade: – Simão, que faz o pescador quando se dirige para o mercado com os frutos de cada dia?

O apóstolo pensou alguns momentos e respondeu, hesitante: – Mestre, naturalmente, escolhemos os peixes melhores. Ninguém compra os resíduos da pesca.

Jesus sorriu e perguntou, de novo: – E o oleiro? que faz para atender à tarefa a que se propõe?

– Certamente, Senhor – redarguiu o pescador, intrigado – modela o barro, imprimindo-lhe a forma que deseja.

O Amigo Celeste, de olhar compassivo e fulgurante, insistiu: – E como procede o carpinteiro para alcançar o trabalho que pretende?

O interlocutor, muito simples, informou sem vacilar: – Lavrará a madeira, usará a o enxó e o serrote, o martelo e o formão. De outro modo, não aperfeiçoará a peça bruta.

Calou-se Jesus, por alguns instantes, e aduziu: – Assim, também, é o lar diante do mundo. O berço doméstico é a primeira escola e o primeiro templo da alma. A casa do homem é a legítima exportadora de caracteres para a vida comum.

Se o negociante seleciona a mercadoria, se o marceneiro não consegue fazer um barco sem afeiçoar a madeira aos seus propósitos, como esperar uma comunidade segura e tranquila sem que o lar se aperfeiçoe? A paz do mundo começa sob as telhas a que nos acolhemos.

Se não aprendemos a viver em paz, entre quatro paredes, como aguardar a harmonia das nações? Se nos não habituamos a amar o irmão mais próximo, associado à nossa luta de cada dia, como respeitar o Eterno Pai que nos parece distante?

Jesus relanceou o olhar pela sala modesta, fez pequeno intervalo e continuou: – Pedro, acendamos aqui, em torno de quantos nos procuram a assistência fraterna, uma claridade nova. A mesa de tua casa é o lar de teu pão. Nela, recebes do Senhor o alimento para cada dia. Por que não instalar, ao redor dela, a sementeira da felicidade e da paz na conversação e no pensamento?

O Pai, que nos dá o trigo para o celeiro, através do solo, envia-nos a luz através do Céu. Se a claridade é a expansão dos raios que a constituem, a fartura começa no grão. Em razão disso, o Evangelho não foi iniciado sobre a multidão, mas sim no singelo domicílio dos pastores e dos animais.

Simão Pedro fitou no Mestre os olhos humildes e lúcidos e, como não encontrasse palavras adequadas para explicar-se, murmurou, tímido: – Mestre, seja feito como desejas.

Então Jesus, convidando os familiares do apóstolo à palestra edificante e à meditação elevada, desenrolou os escritos da sabedoria e abriu, na Terra, o primeiro culto cristão no lar”.

Jesus sabia da grande importância em reunir-se em família e instituir uma rotina semanal para sintonizar a espiritualidade maior e pedir a proteção para o lar. Esse é um passo eficaz para diminuir as perturbações e melhorar o ambiente e a sintonia com os semelhantes para que juntos conseguirem momentos de paz e entendimento entre todos os membros da família.

Como fazer
o evangelho no lar

  1. Escolha um dia e horário da semana em que possa de preferência reunir todos os membros da família. Crianças e visitantes também podem participar da reunião que deverá durar mais ou menos 30 ou 40 minutos.
  2. Deixe meio copo com água em temperatura normal para cada participante ou uma jarra e com confiança peça aos benfeitores de luz para que seja fluidificada.
  3. Elevem os pensamentos numa prece simples e espontânea de louvor e agradecimento a Deus.
  4. Inicie a leitura de um trecho do livro Evangelho Segundo Espiritismo ou outra obra que esclareça as mentes à luz da Doutrina Espírita.
  5. A seguir permita que os participantes comentem e reflitam sobre o texto lido de uma forma breve, pois o ensino moral aplicado às situações do dia-a-dia sempre terão importantes conclusões.
  6. No final, conclua com vibrações de paz e equilíbrio para todo o lar, incluindo a Humanidade em geral e familiares.
  7. E para encerrar, faça uma prece simples, sincera e espontânea, agradecendo a Deus, a Jesus e aos Bons Espíritos pela proteção e paz para o lar.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

A prática do Evangelho no Lar não deve ser transformada em reunião mediúnica.

Toda intuição e inspiração, que possam ocorrer, devem ficar no campo dos comentários gerais, no momento oportuno.

tema do mês

fora da caridade não há salvação!

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

Caridade é virtude por excelência e constitui a mais alta expressão do sentimento humano, sobre cuja base as construções elevadas do espírito encontram firmeza para desdobrar em atividades enobrecidas em prol de todas as criaturas. (Livro Estudos Espíritas- psicografado por Divaldo Pereira Franco pelo espírito de Joanna de Ângelis).

Questão 886- do livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta:

Qual é o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entende Jesus?
R: Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas.

O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, porque amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem possível, que desejaríamos que nos fosse feito.

A caridade, segundo Jesus não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores.

Crônica: os ensinamentos de profunda sabedoria e amor, vindos do nosso senhor Jesus Cristo, trazem ao espírito em progresso uma possibilidade de ser melhor, um caminho para a elevação espiritual, uma forma de encontrar a paz interior e a certeza de estar no caminho certo da salvação, encontrando no íntimo do seu ser o reino dos céus.

Esse caminho é de ajuda ao semelhante, nas suas necessidades básicas, bem como, uma palavra de conforto ou um tempo para ouvir as suas dificuldades. É dar a esperança de encontrar um rumo, um horizonte a quem encontra-se perdido dentro de si mesmo nas angústias e desesperos de sua vida.

A Doutrina Espírita nos permite enxergar o papel de quem quer ser caridoso. Pois trabalho não falta na Seara de Jesus.

Veja como pode se engajar nesse time e acompanhem aqueles que se entregam a dar sopa aos sofridos das ruas, visitas aos asilos e orfanatos ou mesmo toda a noite dedique uma oração feita de coração aos necessitados que temos certeza trará a você a possibilidade de amar sem distinção de raça, de credo ou preferência sexual.

Encontrará no seu caminho a centelha de luz dos corações abnegados dos espíritos superiores que sempre estão atentos aos chamados de quem precisa de apoio para ajudar um irmão em profunda solidão, ou prestes a cometer um suicídio.

Basta para isso preparar o seu espírito para sobrevoar as alturas do ser, deixando o orgulho e o egoísmo para trás e estar disposto a dar as mãos ao senhor Jesus Cristo, o nosso salvador e viver este sacrifício em prol da Caridade plena.

dicas de leitura

a face oculta da medicina

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

O livro escolhido esse mês é uma obra incrível que muito contribui para a formação moral e espiritual dos médiuns de efeitos físicos e de todos os estudantes da Doutrina Espírita que tem a disposição de serem instrumentos da espiritualidade.

   É um livro científico e de pesquisa, escrito através da ótica do autor o Dr Paulo Cesar Fructuoso – Espírita (cirurgião geral e oncológico) que retrata uma série de experiências raras obtidas com habitantes do plano espiritual, com fenômenos de ectoplasmia e materialização de espíritos  cuja informações foram utilizadas para curas do corpo físico de pessoas encarnadas e que poderão no futuro auxiliar a medicina tradicional no tratamento dos pacientes e influenciar diretamente na recuperação dos doentes.

   São experiências realizadas pelo autor ao longo de quatro décadas, que os leitores poderão se impressionar ao verificar como a espiritualidade da guia medica age em benefício dos necessitados.

Podcast LEITURA DE LIVROS

Você já conhece o Podcast Leitura de Livros da nossa irmã Miriam?

Para você que não tem tempo ou que talvez não tenha o hábito da leitura, essa é a melhor opção para conhecer algumas das obras fundamentais da nossa literatura Espírita. Confira uma prévia:

campanha

Torne-se um sócio da nossa casa

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

A Diretoria do Centro Espírita Luz da Humanidade convida a todos que ainda não se filiaram ao quadro associativo, para participarem dessa campanha, unindo esforços para a manutenção da Casa. Isso permite que todos aqueles que venham buscar atendimento, continuem a receber o “conforto” físico e espiritual que a Casa oferece, e num futuro possam fazer parte também da nossa equipe de trabalho. O sócio contribuinte tem acesso às obras espíritas do acervo de livros da nossa biblioteca, constituído de romances, livros de estudo e o próprio Pentateuco de Allan Kardec. Pesquise pelo site nossa lista e escolha qual mais lhe interesse para leitura. Para se associar você pode clicar aqui para preencher a ficha online  ou converse com o voluntário da recepção de qualquer de nossos trabalhos, preenchendo a ficha com seus dados e fazendo sua contribuição mensal do valor que lhe for conveniente, tendo acesso também ao nosso grupo do whatsapp. O Centro Espírita Luz da Humanidade agradece sua valiosa contribuição e lhe deseja um abraço fraterno.

Expediente

Este boletim é uma publicação mensal do Centro Espírita Casa Luz da Humanidade que visa oferecer aos colaboradores, frequentadores e participantes através de leitura ou por áudio informações interessantes na forma de artigos à luz da Doutrina Espírita.

EXPEDIENTE:
Centro Espírita Casa Luz da Humanidade
Av. Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, 864
Vila Lemos, Campinas – SP

Direção: Daniel Grippa  e José Ricardo Oppermann.

Colaboraram nesta edição: Floriano Farina, Miriam Maino Farina, Ivan Farina, Ricardo Mendes e Renata Bailoni.

Mais informações pelo email dfg@dfgempresarial.com.br
www.casaluzdahumanidade.com.br

Os artigos, aqui publicados, poderão ser reproduzidos parcial ou integralmente desde que citada a fonte. As imagens e fotos não devem ser copias podendo estar protegidas por direitos autorais e/ou de imagem.

Contatos

Daniel Grippa
19 98111-8239 (Whatsapp)
dfg@dfgempresarial.com.br