Ir para Tema do mês Ir para Sementes de luz Ir para Dicas de leitura Ir para Campnha

sementes de luz

o passe como terapia fluídica

Captura de tela 2023-08-01 123030

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

Através de algumas citações nos Evangelhos, a imposição das mãos em benefício a outra pessoa sempre foi uma forma de diminuir a dor e o sofrimento de quem precisa de ajuda permitindo a quem se dispõe a esse serviço ser útil nas adversidades da vida.

Observamos na citação constante do Novo Testamento, através do Evangelista Mateus capítulo 9-18 a seguinte passagem:

“…Dizendo-lhes estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá”.

Jesus impunha as mãos aos enfermos e transmitia os benefícios da saúde do corpo. Parecia que as doenças tinham respeito pelo Mestre e distanciavam de suas mãos. Com isso os apóstolos começaram a também impor as mãos em nome do Senhor Jesus e se tornaram instrumentos da Divina Providência.

Segundo o espírito de Emmanuel no livro Caminho, Verdade e Vida, psicografado por Francisco Cândido Xavier:

“…Onde exista sincera atitude mental do bem, pode estender-se o serviço providencial de Jesus. Não importa a fórmula exterior. Cumpre-nos reconhecer que o bem pode e deve ser ministrado em seu nome”.

Desta forma, o Passe é o nome que se dá no Espiritismo à imposição das mãos que representa uma terapia através da qual trocamos nossos fluidos, com o auxílio de um passista e do plano espiritual. Busca-se então, um reequilíbrio do espírito e do perispírito, e, consequentemente, o corpo físico será também reequilibrado.

O passe, tal como é aplicado na Casa Espírita, conforme consta no livro Nos Domínios da Mediunidade item 17- Serviços de Passes, ditado pelo espírito de André Luiz psicografado por Francisco Cândido Xavier:

…”não se restringe à simples transmissão de energias magnéticas advindas do fluido vital do doador encarnado. Implica na transfusão de energias mistas, magnético espirituais, oriundas respectivamente do trabalhador encarnado e do desencarnado que colabora neste tipo de atividade espírita. O passe é então uma transfusão de energias, alterando o campo celular”.

Na resposta do Livro dos Espíritos referente a pergunta 70:

O fluido vital se transmite de um indivíduo a outro. Aquele que o tem em maior quantidade pode dá-lo ao que tem menos, e em certos casos fazer voltar uma vida prestes a extinguir-se”.

E no livro Gênese de Allan Kardec capítulo XIV item 18- lemos:

…”Os fluidos espirituais atuam sobre o perispírito e este, por sua vez, reage sobre o organismo material com que se acha em contato molecular. Se os eflúvios são de boa natureza, o corpo ressente uma impressão salutar; se forem maus, a impressão será penosa.

Concluindo, segundo o livro Trabalho Mediúnico- Desafios e Possibilidades de Carlos Campetti e Vera Campetti às atividades dos passes na Casa Espírita, nas reuniões mediúnicas:

…“podem ser transmitidos para beneficiar o médium e os participantes, a critério do grupo no início ou ao final de cada reunião, pois entendem que eles funcionam como fator de limpeza psíquica e equilíbrio”.

Entretanto, importa, saber recorrer a esse recurso fluídico e equilibrador com critério e no momento oportuno, evitando viciações, indisciplinas ou abusos de qualquer natureza.

Técnicas para aplicação de Passes

O passe longitudinal é um dos mais utilizados nas Casas Espíritas, conforme publicação da FEESP- Federação Espírita do Estado de São Paulo- Assistência Espiritual por intermédio do sr Moacyr Petrone.

Segundo ele, não existe uma forma que seja obrigatória nem única para aplicação do passe, pois o que importa é o pensamento e a vontade do passista em atender da melhor forma possível a pessoa que vem buscar no passe as boas energias e renovar seu fluido vital.

A técnica é realizada em cinco tempos, que o passista em silêncio procede aos movimentos com calma e atenção buscando alcançar os centros de força do assistido, iniciando-se pelo coronário que fica no centro da cabeça, o cerebral ou frontal na testa, laríngeo ou da garganta, o cardíaco, o gástrico ou solar, o esplênico ou umbilical, o genésico ou sexual e o fundamental.

Abaixo descrevemos em 5 fotos os movimentos e  a seguir suas respectivas funções e objetivos, que o passista treinado  e adaptado com esse serviço, poderá executar na sala de passe da Casa Espírita, juntamente com sua equipe, com muita dedicação e respeito com o cuidado de não tocar no assistido.

A transfusão dos fluidos dará ao assistido uma melhora acentuada em seus males, que gradualmente reequilibrado sua aura e centros de forças poderão diminuir as dores do corpo físico e poderá ser realizado da seguinte forma:

Imagem do livro Assistência Espiritual de Moacyr Petrone

1º Movimento:
É para captar fluidos e energias cósmicas vindas do espaço (Foto 1).

2º Movimento:
É para projetar fluidos sobre o Assistido, ao mesmo tempo em que se roga a interferência do Plano Maior em favor da criatura assistida (Foto 2).

3º Movimento:
É para projetar fluidos em direção aos Centro de Força (Foto 3).

4º Movimento:
É para retirar os miasmas, promover a limpeza nos Centros de Força (Foto 4).

5º Movimento:
É para recolocar em ordem a aura do Assistido e ainda fazer maciça doação em favor da reposição de fluidos benéficos (Foto 5).

Ao término do trabalho, depois de todos os atendimentos, o Dirigente solicita a atenção dos presentes para o encerramento.

Agradece a participação de todos e endereça palavras ao Mundo Espiritual, agradecendo a cobertura e o labor de cada Amigo Espiritual, e todos juntos oram a Deus.

tema do mês

os trabalhadores da última hora

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

O Capítulo 20 do Evangelho Segundo o Espiritismo inicia com uma parábola ou uma estória contada por Jesus. Todos sabem porque Jesus falava por parábolas? Consta no Evangelho de Mateus cap.13-10:12 que os discípulos perguntaram a Jesus porque falava por parábolas? E ele respondeu: Porque a vós é dado compreender os mistérios do reino dos céus, mas a eles não (eles quem?o povo em geral).

É interessante essa resposta de Jesus para entendermos que ele conhecia bem os seus discípulos e também o povo israelita em geral, porque sempre foram acostumados a receber seus ensinamentos por meio de contos, exemplos de vida desde as épocas remotas, isso fazia parte da cultura judaica. Era uma forma de ensinar fazendo com que as pessoas prestassem atenção no que estavam dizendo os rabínicos.

E para posicionarmos no contexto histórico constantes na bíblia, como narra o evangelista Mateus no cap XIX observamos, Jesus saindo da Galiléia e se dirigindo para a Judéia a pé seguido de perto pelos necessitados que buscavam a cura do corpo material e espiritual e pelos Fariseus (os doutores das leis) que durante o caminho faziam várias perguntas colocando-o a prova, tentando desmoralizá-lo perante o povo. (Imaginem que dureza andando a pé na distância de +/- 120 km segundo o Google. Esse era o caminho mais curto passando pela cidade de Samaria)

Dito isso passaremos a estudar então no início do cap XX ESE que começa com a parábola dos trabalhadores da última hora.

É bom lembrar antes que as horas do povo israelita é contado diferente do nosso. O dia começa às 18hs do dia anterior que tem 12 horas período de vigília à noite e 12 hs do dia e começando a 1ª hora às 6hs da manhã no nosso calendário gregoriano.

Na visão espiritual conforme uma reflexão muito interessante sobre essa parabola constante no item 3 das Instruções dos Espíritos deste capítulo 20, ditadas por Henri Heine um poeta romântico Alemão psicografado em Paris no ano 1863.

Na visão dele Jesus gostava da simplicidade dos símbolos, por isso sempre trazia para o povo em geral as explicações sobre o reino dos céus através de parábolas. O poeta compara que através da explicação de Jesus os trabalhadores que chegaram na primeira hora na praça para se fazerem disponíveis ao trabalho, representavam os profetas do Velho Testamento, como Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel e os demais precursores que previram a vinda de Jesus encarnado na Terra e até sua crucificação como consta no Velho Testamento Isaías 53-1:12.

Posteriormente vem Moisés num outro tempo e num outro horário e todos os iniciadores, que marcaram etapas no progresso da Terra, entre séculos em séculos, vindo depois os apóstolos, os mártires, os Pais da Igreja, os sábios, os filósofos e, finalmente, os espíritas.

Esses últimos aproveitam os trabalhos intelectuais e de assistência realizados pelos seus precursores, e implantam na Terra uma nova era, pois herdaram dos anteriores as informações históricas e morais.

A Lei da Reencarnação é maravilhosa por isso, imortaliza todos nós, desde aquele que veio antes e fez alguma coisa e depois voltou para a vida espiritual aprendeu e depois mais esclarecido reencarna na Terra para continuar sua evolução com aquilo deixado pelos antepassados que ele mesmo ajudou a montar.

Podemos então concluir que todos os trabalhadores das primeiras e da última hora, com os olhos bem abertos sobre a profunda Justiça de Deus, não mais choram achando que não valeu apenas a sua existência, mas sim agradecem por serem instrumentos da espiritualidade superior, no convívio aos semelhantes, ganhando cada um o denário de sua dedicação e responsabilidade na seara do nosso Mestre Jesus Cristo.

dicas de leitura

cartas de uma morta

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

O livro escolhido para esse mês de agosto/2023 “Cartas de uma Morta”, psicografia de Francisco Cândido Xavier pelo espírito de Maria João de Deus, que em vida foi a abnegada mãezinha de Chico Xavier. Quando esse bondoso espírito se comunicou pela primeira vez, Chico pediu para que ela contasse as impressões iniciais da sua vida no outro mundo, recebendo a promessa de que ela o faria oportunamente. Anos depois vem a ditar as cartas que foram unidas nessas queridas páginas de profunda emoção. Vale a pena ler e estudar os relatos do mundo espiritual, vividos pela sra Maria João de Deus, através de sua viagem astral pelo planeta Saturno e outras esferas e dimensões do multiverso. Também informações das zonas inferiores do plano espiritual, informando que nesses planos não se encontram repletas unicamente de sofredores, pois chegam até lá as preces das mães que com seu carinho e seu elevado sentimento acolhem no seio materno afastando-os para lugares de refazimento e paz. Como ela diz: “A mãe é divina centelha que cobre as sombras asfixiantes da Terra, seu amor é fonte sublime onde todos nós bebemos à saciedade”. Cartas de uma Morta é a única obra de Maria João de Deus e que quando nosso querido Chico se referia a ela, seus olhos se enterneciam, e seu coração, já tão grande, tornava-se gigante dentro das recordações da distante meninice na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais, sua terra natal. São mensagens curtas que podem ser utilizadas inclusive no estudo do Evangelho do Lar desfrutando de belíssimos aprendizados e preparação para a travessia ao mundo espiritual.

Podcast LEITURA DE LIVROS

Você já conhece o Podcast Leitura de Livros da nossa irmã Miriam?

Para você que não tem tempo ou que talvez não tenha o hábito da leitura, essa é a melhor opção para conhecer algumas das obras fundamentais da nossa literatura Espírita. Confira uma prévia:

campanha

reforma e manutenção

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

A Diretoria do Centro Espírita Luz da Humanidade convida a todos os contribuintes e visitantes para participarem da Campanha de Arrecadação de Recursos,  na reposição dos valores utilizados do caixa da Instituição, para a realização da reforma e manutenção da Casa.

Destacamos que os diversos problemas de infiltrações ocasionados pelas chuvas do início do ano de 2023 que obrigou a troca do telhado, deixou algumas rachaduras nas paredes, necessitando de restauração e pinturas nas áreas internas e externas. 

As grades, portões externos e a lavagem das pedras do piso de entrada além da poda da árvore da calçada eram etapas que precisavam também ser realizadas a longo prazo, mas que foram antecipadas nessa manutenção.

Desta forma, e devido a disposição do nosso irmão Luciano Grippa e equipe, em programar os serviços, foi possível com muito zelo e capricho, ser realizado e já podemos verificar nos dias atuais a grande diferença na estrutura física de todo o nosso Centro.

Tudo isso, permite manter a Casinha, num ambiente agradável e aconchegante para acolher todos os semelhantes que buscam auxílio das equipes de voluntários, que servem no propósito programado pela espiritualidade superior que tem como mestre o nosso senhor Jesus Cristo.

Sigamos juntos e qualquer doação em recursos financeiros poderá ser depositado no Banco CORA 403,   PIX 44.511.133/0001-06.

A Diretoria agradece a todos irmãos(as) a generosidade da participação e deseja um forte abraço fraterno.

Expediente

Este boletim é uma publicação mensal do Centro Espírita Casa Luz da Humanidade que visa oferecer aos colaboradores, frequentadores e participantes através de leitura ou por áudio informações interessantes na forma de artigos à luz da Doutrina Espírita.

EXPEDIENTE:
Centro Espírita Casa Luz da Humanidade
Av. Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, 864
Vila Lemos, Campinas – SP

Direção: Daniel Grippa  e José Ricardo Oppermann.

Colaboraram nesta edição: Floriano Farina, Miriam Maino Farina, Ivan Farina, Ricardo Mendes e Renata Bailoni.

Mais informações pelo email
dfg@dfgempresarial.com.br
www.casaluzdahumanidade.com.br

Os artigos, aqui publicados, poderão ser reproduzidos parcial ou integralmente desde que citada a fonte. As imagens e fotos não devem ser copias podendo estar protegidas por direitos autorais e/ou de imagem.

Torne-se um sócio da nossa casa

Para se associar você pode clicar aqui para preencher a ficha online  ou converse com o voluntário da recepção de qualquer de nossos trabalhos, preenchendo a ficha com seus dados e fazendo sua contribuição mensal do valor que lhe for conveniente, tendo acesso também ao nosso grupo do whatsapp. O Centro Espírita Luz da Humanidade agradece sua valiosa contribuição e lhe deseja um abraço fraterno.

Contatos

Daniel Grippa
19 98111-8239 (Whatsapp)
dfg@dfgempresarial.com.br