sementes de luz

Tolerância, Respeito e amor

Fonte: Pexels

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

Você já percebeu que cada pessoa tem mais aptidão para aprender determinadas coisas que outras? Uns têm mais facilidade para a área de exatas, outros para humanas, outros para biológicas e até para área da Saúde. Cada indivíduo busca exercitar suas habilidades ou talentos de forma e jeito que seu espírito adquiriu em existências passadas.

 

Dessa forma, é fácil entender isso nos dias de hoje, pois existem diversos tipos de inteligência. Como dito por Einstein: “Não se pode medir a inteligência de um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore.” Isto é, cada um tem a sua inteligência. Uns têm uma boa capacidade corporal podendo dançar de tudo, uns são artistas, outros matemáticos, biólogos, psicólogos, etc., ou seja, existem diversos tipos de gostos.

 

A pessoa da área de exatas, geralmente prefere sua mesa de trabalho limpa, achando que se organiza melhor no trabalho dessa forma. Já uma pessoa artística, prefere um outro tipo de organização, que para a pessoa de exatas pode ser entendido como “desorganização”, mas para ela tudo está em seu devido lugar, ela encontra o que ela precisa alí, pois em sua mente está organizada.

 

Então, porque isso é tão claro pra nós desse jeito, mas entender que cada um tem um ponto de vista e uma maneira de seguir sua vida, é tão difícil? Por que há tanta briga de quem está certo ou errado em relacionamentos? Dentro das casas? Entre irmãos? Você tolera sua família? Tolera seus colegas de trabalho? As pessoas no trânsito? Por que isso é tão difícil? Por que é tão difícil tolerar a convivência com outras pessoas?

 

Se todos fossemos iguais como uma máquina, faríamos tudo igual. Pensáriamos igual, agiriamos igual. Mas Deus não quis que fosse assim. Ele quis que adquirissemos a nossa própria perfeição, relativa a ele mantendo uma individualidade. Mesmo sendo relativamente perfeitos, cada um tem o seu jeito e seu progresso.

 

Entender esse processo é também compreender que ninguém é igual a você e você não é o único certo na situação. Não é porque pra você deu certo que para todos os outros vão dar, pois a vida é muito mais do que dinheiro, por exemplo. Na vida também temos que pensar na saúde, alegria, calma, indulgência, além de conviver com o lado emocional que nos tira um pouco da razão das coisas.

 

E estando estressados, perdemos mais da metade dessa convivência achando que não somos aceitos no grupo que estamos inserimos ou que deveríamos ser de outra forma e etc. Entrando até em depressão, por não encontrar nosso lugar.

 

Todos queremos ser respeitados, mas também devemos respeitar. Há dois mil anos, Jesus nos trouxe um ensinamento sobre isso, dizendo:
“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, mas não percebe a viga que está no seu próprio olho? Ou como pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, enquanto há uma viga no seu próprio? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu próprio olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”

 

A tolerância é uma lição diária. Um ensinamento de humildade e compaixão. Uma lição de Amor que Jesus nos trouxe.

 

Um guru indu chamado Sadguru uma vez disse:
“Seu nariz está a poucos centímetros acima da boca. Suponha que você não escove os dentes por 3 dias. Ainda que seu nariz esteja a poucos centímetros da boca, ele não sentirá que você não escovou os dentes. A sala toda saberá, mas você não. Esse é o dilema dos humanos. É muito fácil ver o que há de errado com essa pessoa ou outra, mas precisa de muita observação para ver o que há de errado com a gente.”

 

Da mesma forma que queremos que tenham compaixão de nós quando erramos, tenhamos compaixão dos erros dos outros.

 

Para concluir, tolerar não é ser conivente. Quem tolera um desequilíbrio, aprova a desarmonia. Mas quem usa somente da justiça sem amor, também não resolve o problema. Busquemos o equilíbrio em nossas atitudes. E tenhamos sempre o amor e Deus como guia para nos ajudar em nossas atividades.

tema do mês

5d5762d7-4ea4-4de6-bb9c-d88108ac06a0
Fonte: Pexels

A Porta Estreita

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

No capítulo XVIII do Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec inclui no sub ítem 3 o título A Porta Estreita que nos remete às palavras de Jesus ditas no Sermão do Monte e que foram registradas nos Evangelhos de Mateus Capítulo 7-13:14 e em Lucas capítulo 13-23:24.

 

Jesus neste trecho sugere ao cristão a importância da disciplina no trato com as coisas materiais e espirituais, dando ao indivíduo a possibilidade através de seu livre arbítrio de diminuir os desequilíbrio causados pelo excesso de zelo nas escolhas, para que não tenham dificuldades em desapegar das paixões e sentimentos desenfreados que possam atrapalhar seu espírito na passagem desta vida para outra, estagiando por algum tempo em lugares desagradáveis até a possibilidade de entendimento de sua consciência espiritual.

 

É o que Emmanuel retrata no livro Ceifa de Luz no texto A Senda Estreita “(…) não aconselhes com a facilidade humana para a solução dos problemas que te inquietam a alma. Realização pede trabalho. Vitória exige luta (…)”, essas palavras vem de encontro a fidelidade em manter sempre limpa e realizadas as obrigações espirituais que foram destinadas para o cristão bem antes de seu nascimento e para isso é imprescindível sacrificar tudo aquilo que constitui bagagem de sombra no campo das aspirações e desejos e se adaptar na disciplina do próprio espírito na garantia da felicidade geral no caminho que se destina ao Céu que almeja.

 

Já no livro Vinha de Luz Emmanuel no texto Porta Estreita explica “(…) que antes da reencarnação necessária ao progresso, a alma estima na “porta estreita” a sua oportunidade gloriosa nos círculos carnais e reconhece a necessidade do sofrimento purificador (…)” Por que anseia pelo sacrifício exaltar o obstáculo que ajuda a ensinar, enriquecer a mente, porque esses caminhos conduzirão a elevar sua vida a Deus.

 

Com isso obtém permissão do alto para adquirir um novo corpo físico para o serviço de retificação e aperfeiçoamento, entretanto, devido suas tendências adquiridas em outras existências terrenas volta a procurar as “portas largas” por onde transitam as multidões e doente novamente por enganos do passado, atravessa os campos da vida sem realizar nada de útil para seu espírito ansioso de realizações de serviços angelicais menosprezando os compromissos assumidos.

 

Lembremos que no estado atual da humanidade terrestre, o mal ainda predomina e quando ela estiver transformada, o caminho do bem será o mais frequentado e consequentemente as almas dos homens terão também progredido e a porta estreita dita por Jesus será o único caminho possível a se manter nesse orbe regenerado das escórias flamejantes de indivíduos presos ao orgulho e egoísmo que serão direcionados para outros mundos e esferas para buscar sua elevação na estrada da evolução e progresso espiritual, reencontrando após seu reajuste numa nova fase aqueles entes tão queridos que deixou no passado para juntos se restabelecerem num celeiro de amor e paz e mais tolerantes as ligações e elos que Deus direcionou para seu progresso.

dicas de leitura

Livro O Problema do Ser, do Destino e da Dor

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

O livro escolhido esse mês chama-se O Problema do Ser, do Destino e da Dor.

Essa obra é do autor Léon Denis, um dos mais extraordinários espíritas de todos os tempos.


Sucessor e propagador da obra de Allan Kardec, a qual ampliou em termos filosóficos.


Seus elevados conceitos doutrinários alicerçados na mais pura moral cristã e nos ensinamentos dos espíritos lançaram novas luzes sobre a Doutrina Espírita, que enfrentava, na época, a contestação e o desprezo de grupos religiosos e científico-materialistas.
Através de si deixou o exemplo da caridade, da renúncia e do trabalho.


Nessa obra, o pensador espírita Léon Denis aprofunda temas como a morte, o sofrimento e o destino e responde a algumas questões:
Os fatos que nos acontecem são resultantes de causas independentes de nossas ações? Qual é o significado do sofrimento? A morte é o fim de tudo? Temos responsabilidade sobre os acontecimentos em nossa vida? Podemos converter a dor em instrumento de educação e progresso?


Nesse livro O Problema do Ser, do Destino e da Dor encontramos uma análise dessas questões e respostas que fazem enxergar os aspectos positivos dos fatos que envolvem nossa existência.


É de fácil leitura, enriquecida com notas explicativas, e é ideal para aqueles que buscam o entendimento e a harmonia interior resultante da compreensão verdadeira e respeito do sentido da vida.


Vale a pena ser lido no Evangelho do Lar e no estudo do Centro Espírita.


Ótima leitura!

Podcast LEITURA DE LIVROS

Você já conhece o Podcast Leitura de Livros da nossa irmã Miriam?

Para você que não tem tempo ou que talvez não tenha o hábito da leitura, essa é a melhor opção para conhecer algumas das obras fundamentais da nossa literatura Espírita. Confira uma prévia:

campanha

Torne-se um sócio da nossa Casa

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

A Diretoria do Centro Espírita Luz da Humanidade convida a todos que ainda não se filiaram ao quadro associativo, para participarem dessa campanha, unindo esforços para a manutenção da Casa.

 

Isso permite que todos aqueles que venham buscar atendimento, continuem a receber o “conforto” físico e espiritual que a Casa oferece, e num futuro possam fazer parte também da nossa equipe de trabalho.

 

O sócio contribuinte tem acesso às obras espíritas do acervo de livros da nossa biblioteca, constituído de romances, livros de estudo e o próprio Pentateuco de Allan Kardec. Pesquise pelo site nossa lista e escolha qual mais lhe interesse para leitura.

 

Para se associar você pode clicar aqui para preencher a ficha online  ou converse com o voluntário da recepção de qualquer de nossos trabalhos, preenchendo a ficha com seus dados e fazendo sua contribuição mensal do valor que lhe for conveniente, tendo acesso também ao nosso grupo do whatsapp.

 

O Centro Espírita Luz da Humanidade agradece sua valiosa contribuição e lhe deseja um abraço fraterno.

Expediente

Este boletim é uma publicação mensal do Centro Espírita Casa Luz da Humanidade que visa oferecer aos colaboradores, frequentadores e participantes através de leitura ou por áudio informações interessantes na forma de artigos à luz da Doutrina Espírita.

EXPEDIENTE:
Centro Espírita Casa Luz da Humanidade
Av. Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, 864
Vila Lemos, Campinas – SP

Direção: Daniel Grippa  e José Ricardo Oppermann.

Colaboraram nesta edição: Floriano Farina, Miriam Maino Farina e Ivan Farina

Mais informações pelo email
dfg@dfgempresarial.com.br
www.casaluzdahumanidade.com.br

Os artigos, aqui publicados, poderão ser reproduzidos parcial ou integralmente desde que citada a fonte. As imagens e fotos não devem ser copias podendo estar protegidas por direitos autorais e/ou de imagem.,,

Espaço kids

AULA DE EVANGELIZAÇÃO

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

Espaço kids

Dica de Leitura E o Verbo se fez Parábola

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

A dica de leitura para ser lido pelos jovens esse mês é o livro E o Verbo se fez Parábola do autor Haroldo Dutra Dias.
Haroldo é juiz de Direito do Estado de Minas Gerais, e muito conhecido palestrante espírita no Brasil e no exterior.


E essa obra retrata as parábolas de Jesus de uma forma simples explicando que a sabedoria do Mestre ensinando por parábolas tinha esse formato para que suas lições pudessem ser sempre atuais.


E ao longo de mais de dois mil anos, elas foram sendo contadas, estudadas, interpretadas, analisadas, segundo o entendimento possível a cada época.


Nessa obra, o autor apresenta-nos algumas das mais lindas parábolas, trazendo-as para o contexto atual de nossas existências e convidando-nos a refletir com profundidade e clareza, lembrando-nos, a cada momento, que Jesus é o Mestre de nossas vidas.
É uma conversa sadia entre o autor que interage com o leitor e vice-versa.


Essa sequência de ideias vão desenvolvendo no leitor vontade de pesquisar as referências citadas pelo autor muitas vezes nas perguntas e respostas do Livro dos Espíritos de Allan Kardec.


Além de descrever nos exemplos de casos, acontecimentos realizados por Francisco Cândido Xavier para ilustrar a explicação dada no texto para que o leitor grave com mais facilidade a lição dada no capítulo.


Em outras vezes Haroldo usa os livros psicografados pelo Chico Xavier como Há 2000 anos, Estante da Vida e outros, dando formas aos casos e integrando na parábola que Jesus contou, dado momento histórico, cultural, político e geográfico e a cena específica para o momento.


Vale a pena ser lido e estudado no Evangelho, com toda a família reunida para  o fim de harmonização e vibração do lar, com a certeza que Deus, Jesus e os protetores espirituais serão sempre seus convidados mais sublimes.


Boa leitura!!

Espaço kids

Dinâmica - Caça Palavras

Contatos

Daniel Grippa
19 98111-8239 (Whatsapp)
dfg@dfgempresarial.com.br