Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?
As palavras Reforma Íntima que no meio espírita são muito faladas pelos oradores, dirigentes, palestrantes e confrades de moral cristã tem por objetivo, nos estimular a manter o padrão vibratório elevado e nos conduzir a um equilíbrio mental, que permita estarmos em condições de doar o melhor de nós em benefício ao semelhante.
Mas o que é Reforma íntima? A palavra reforma no dicionário portugues significa: mudança introduzida em algo para fins de aprimoramento e obtenção de melhores resultados.
Então pelo lado material, se desejamos alterar alguma coisa em nossa casa que gostaríamos que ficasse diferente, iniciamos uma reforma e se é alguma coisa grande, faremos um projeto, através de um arquiteto e os pedreiros, mestre de obra e tudo mais reformam a casa e encerrou a reforma.
Agora, a Reforma Íntima, é uma mudança, que também depende de projeto, mas que é de autoconhecimento contínuo, ou seja, ela não termina. E tem por objetivo identificar em nós os defeitos éticos e morais e transformá-los em virtudes.
A nossa mente é um atributo do Espírito onde se expressa nossos sonhos, idéias, pensamentos e sentimentos. Ela envia informações para todo o nosso ser, espiritual, emocional e material e esse conjunto precisa de harmonia, paz e tranquilidade. Mas, será que nos isolando do mundo material consigo estabilizar o meu ser e construir uma reforma íntima? Vamos ver!!!
Conforme o texto Sublime Renovação constante no Livro Estante da Vida psicografado por Francisco Cândido Xavier, pelo espírito de Irmão X, observamos que “Tiago, filho de Alfeu, o discípulo de Jesus extremamente ligado à Lei Antiga, alguns meses depois da crucificação, tomou-se de profunda saudade do Redentor e, na expectativa de receber sua visita, afastou-se dos apóstolos e procurou um lugar perto da cidade Nazaré.
Ele pretendia conciliar os princípios do Cristo com os ensinamentos de Moisés, então não tolerava os distúrbios da multidão. Ele queria aguardar o Senhor na quietude do campo e na bênção da prece, uma vez que haviam muitos gentios pela redondeza. Queixou-se a Pedro, mas o pescador que lutava na chefia da casa do caminho pedia a ele que rogasse e tivesse calma e compaixão. Mas Tiago não conseguia ficar ali por muito tempo, pois para ele era uma desordem, por isso isolou-se no campo na deliciosa planície que se elevava acima do morro onde Jesus passou sua infância. Ali, poderia contemplar a paisagem e se manter em oração, jejuando e em prece constante.
Suas roupas eram limpas para que pudesse receber o senhor no momento que aparecesse, por isso acordava cedo todo o dia, para meditar as revelações divinas e louvar, aguardando sua chegada, ouvindo as aves cantoras que acompanhavam as orações, e as belezas das flores que contentes perfumavam o local.
Por mais de 200 dias ficou em adoração, ansiando ouvir o Salvador, quando em certa madrugada, reparou que um ponto de luz minúsculo crescia no céu. De joelhos, interrompeu a oração e acompanhou aquela pequena esfera luminosa, até que a viu transformada na figura de um homem, que avançava em sua direção. Daí a minutos, com tamanha emoção, reconheceu-se à frente do Messias.
Oh! Era Ele! A mesma túnica simples, os mesmos cabelos fartos a se derramarem nos ombros, o mesmo semblante marcado de amor e melancolia. Tiago de pé de olhos fixos esperou que ele chegasse mais perto, mas Jesus, como se lhe não percebesse sua presença, caminhou adiante, deixando-o para trás.
O discípulo solitário não suportou semelhante silêncio e correu até o Divino Amigo e interpelou-o: Senhor, Senhor! aonde vais? O Messias olhou para ele e disse que deveria estar em Jerusalém naquela manhã, onde os companheiros necessitavam dele para o trabalho…Tiago perguntou: E eu, Mestre? – Por acaso não preciso de Ti no carinho que te consagro à memória?
Jesus, respondeu: o soldado que se retira do combate não precisa do suprimento indispensável à extensão da luta…Deixei aos meus discípulos, os infortunados da Terra como herança. O Evangelho é a construção sublime da alegria e do amor… E enquanto houver no mundo um só coração desfalecente, o descanso ser-me-á de todo impraticável…
Tiago continuou: o senhor falou que deveríamos conservar a elevação e a pureza. Ele respondeu sim, eu disse meu amigo e não recrimino por guardá-las. Mas devo apenas dizer-te que é fácil ser santo, à distância dos pecadores. Não nos classificaste também como sendo a luz do mundo? e Jesus respondeu sorrindo triste:
Entretanto, onde estará o mérito da luz que foge da sombra? Nas trevas da crueldade e da calúnia, da mistificação e da ignorância, do sofrimento e do crime, acendemos a Glória de Deus, na exaltação do Bem Eterno.
Tiago desejaria continuar a sublime conversação, mas sua voz foi sumindo da garganta, e na mesma noite, porém, o apóstolo renovado desceu para Nazaré e, durante longas horas, avançou devagar para Jerusalém, parando aqui e ali para essa ou aquela tarefa de caridade e de reconforto. E na ensolarada manhã do sétimo dia da jornada de volta, quando Simão Pedro veio à sala modesta de socorro aos enfermos encontrou Tiago, filho de Alfeu, debruçado sobre velha bacia de barro, lavando um feridento e conversando, bondoso, ao pé dos infelizes”.
A história de Tiago serve muito bem, para meditarmos o que podemos fazer para realizar uma reforma íntima e nos preparar para o mundo da Regeneração?
Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?
20 exercícios diários ensinados pelo espírito de Scheilla no livro Ideal Espírita que foi psicografado por Francisco Cândido Xavier específico para Reforma Íntima:
1- Executar alegremente as próprias obrigações;
2- Silenciar diante da ofensa;
3- Esquecer o favor prestado;
4- Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco;
5- Emudecer a nossa agressividade;
6- Não condenar as opiniões que divergem da nossa;
7- Abrir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária;
8- Repetir informações e ensinamentos sem qualquer azedume;
9- Treinar a paciência constante;
10-Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem biografar nossas dores;
11- Buscar sem afetação o meio de ser mais útil;
12- Desculpar sem desculpar-se;
13- Não dizer mal de ninguém;
14- Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência;
15- Alegrar-se com a alegria do outro;
16- Não aborrecer quem trabalha;
17- Ajudar espontaneamente;
18- Respeitar o serviço alheio;
19- Reduzir os problemas particulares;
20- Servir de boa mente quando a enfermidade nos ferir;
Ela nos explica que se fizermos constantemente esses 20 exercícios diariamente seria maravilhoso, mas se pelo menos fizermos alguns certamente receberá do Divino Mestre, em plena escola da vida, as mais distintas notas no curso da Caridade”.
Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?
Este mês a crônica aborda o Capítulo 17 do Evangelho segundo o Espiritismo, intitulado Sede perfeitos. Neste capítulo é apresentada a Parábola do Semeador (São Mateus, capítulo XIII, versículos de 1 a 9), em que o Divino Mestre conta sobre as sementes que foram lançadas por um semeador ao longo do caminho e que, caídas em diversos terrenos, tiveram também resultados diferentes a depender do que o solo havia a oferecer para o crescimento dessas sementes.
E Jesus assim a concluiu: “Que ouça aquele que tem ouvidos para ouvir”.
É partir dessa conclusão que podemos refletir sobre os caracteres da perfeição, uma vez que a máxima “Sede perfeitos como vosso Pai Celestial é perfeito” (São Mateus, capítulo V, versículo 48) é um convite para que nos esforcemos a alcançar o modelo de perfeição ensinado por Jesus Cristo por meio de palavras e exemplos. Para além dos ensinamentos, Jesus é o modelo de perfeição que a humanidade pode alcançar na Terra. Ele foi a mais pura expressão das Leis Divinas e, portanto, dos ensinamentos do Pai, assim como responderam os Espíritos na Questão 625 do Livro dos Espíritos.
E de que modo podemos tomar conhecimento desse modelo e de todos os ensinamentos que buscam guiar a humanidade terrestre para o bem? No Evangelho, que apresenta um roteiro para ascensão espiritual. É necessário que o Evangelho seja conhecido, meditado, sentido e vivido, ou seja, que toque o coração e promova transformação moral com superação de más inclinações. Uma vez que aqueles que têm ouvidos para ouvir, ao menos esforçam-se para evoluir moral e intelectualmente.
Devemos nos dedicar mais ao estudo e à meditação dos ensinamentos evangélicos, para que tenhamos ferramentas para nos tornarmos seres humanos de bem, cujas virtudes são o amor, a bondade, a humildade, a paciência, a tolerância e a fé absoluta na Justiça e Bondade Divinas, confiando no futuro e nos planos de Deus. Assim, busca sempre o progresso, moral e intelectual, para superar as imperfeições por meio da reforma íntima.
A caridade em sua interpretação mais ampla é o caminho para alcançar a perfeição, pois sua prática terá impacto no desenvolvimento de todas as demais virtudes. “Amar os inimigos, fazer o bem àqueles que nos odeiam, orar por aqueles que nos perseguem” só é possível na expressão máxima da caridade, do amor e da justiça.
O homem de bem entende o dever moral, como lei da vida, representando uma obrigação primeiramente diante de si e, em seguida, dos outros, não permitindo que seja ameaçado pelas paixões.
Dessa forma, o empenho para o desenvolvimento dessas qualidades e o esforço para coloca-las em prática traçam o caminho para a evolução espiritual e caracterizam o verdadeiro cristão como verdadeiro espírita, uma vez que o Espiritismo traz luz e entendimento a moral ensinada por Jesus Cristo, facilitando a sua prática.
O Espiritismo esclarece os ensinamentos do Mestre e afastam as dúvidas e falsas interpretações que dificultam o entendimento das Leis Divinas, tocando o coração e movendo o verdadeiro espírita para o progresso. Portanto, “Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos” (Lucas, capítulo 9, versículo 44) e, conforme nos orienta Emmanuel, que possamos colocar os ensinamentos do Cristo nos ouvidos, fazendo palpitar o livro do coração. Que o Evangelho não seja letra morta, mas verbo criador, nos auxiliando a desenvolver os caracteres da perfeição.
“A grandeza da doutrina não reside na circunstância de o evangelho ser de Marcos ou de Mateus, de Lucas ou de João; está na beleza imortal que se irradia de suas lições divinas, atravessando as idades e atraindo os corações.” Emmanuel – A caminho da luz
Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?
O livro escolhido para o mês dezembro chama-se No Rumo do Mundo de Regeneração do espírito de Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Franco.
Esse livro traz informações importantes sobre o início das grandes transformações anunciadas pelas Escrituras e confirmadas pelos espíritos imortais que sacodem o mundo físico nos dias de hoje, demonstrando a fragilidade do ser humano que ainda não encontrou em Jesus “O caminho, a verdade e a vida” no coração, para prosseguir em seus ensinamentos e colocar em prática e em benefício do semelhante.
Com isso, o livro aborda a pandemia do Coronavírus que em 2019 foi devastador e fatal, ceifando muitas vidas e novamente mostrando a necessidade do amor e a solidariedade entre as criaturas para a sobrevivência do caos.
Nesta obra, o espírito Manoel Philomeno de Miranda narra e acompanha a jornada empreendida por dezenas de grupos de benfeitores espirituais encarregados, de preparar a Era Nova no planeta Terra a fim de contribuir para a sua transição de Mundo de Provas e Expiação para o Mundo de Regeneração e conduzir os espíritos em condições de conviver no padrão vibratório do bem que superará o mal, entre homens e mulheres na fraternidade do planeta, sob o comando de Ismael, governador espiritual do Brasil.
É um livro muito interessante que mostra na íntegra a atenção que muitos espíritos superiores têm com seus tutelados, quando os espíritos que guardam ainda a vingança submetem e conduz suas vítimas ao desespero dos sintomas provocados pelo vírus do covid-19 e mesmo que ele seja levado ao óbito em função de acontecimentos de vidas passadas, tem o acompanhamento dos benfeitores no atendimento imediato de sua separação.
Esperamos que gostem.
Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?
A Diretoria do Centro Espírita Luz da Humanidade convida a todos que ainda não se filiaram ao quadro associativo, para participarem dessa campanha, unindo esforços para a manutenção da Casa.
Isso permite que todos aqueles que venham buscar atendimento, continuem a receber o “conforto” físico e espiritual que a Casa oferece, e num futuro possam fazer parte também da nossa equipe de trabalho.
O sócio contribuinte tem acesso às obras espíritas do acervo de livros da nossa biblioteca, constituído de romances, livros de estudo e o próprio Pentateuco de Allan Kardec. Pesquise pelo site nossa lista e escolha qual mais lhe interesse para leitura.
Para se associar você pode clicar aqui para preencher a ficha online ou converse com o voluntário da recepção de qualquer de nossos trabalhos, preenchendo a ficha com seus dados e fazendo sua contribuição mensal do valor que lhe for conveniente, tendo acesso também ao nosso grupo do whatsapp.
O Centro Espírita Luz da Humanidade agradece sua valiosa contribuição e lhe deseja um abraço fraterno.
Este boletim é uma publicação mensal do Centro Espírita Casa Luz da Humanidade que visa oferecer aos colaboradores, frequentadores e participantes através de leitura ou por áudio informações interessantes na forma de artigos à luz da Doutrina Espírita.
EXPEDIENTE:
Centro Espírita Casa Luz da Humanidade
Av. Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, 864
Vila Lemos, Campinas – SP
Direção: Daniel Grippa e José Ricardo Oppermann.
Colaboraram nesta edição: Floriano Farina, Miriam Maino Farina, Ivan Farina e Aline Maino P. Marconato.
Mais informações pelo email
dfg@dfgempresarial.com.br
www.casaluzdahumanidade.com.br
Os artigos, aqui publicados, poderão ser reproduzidos parcial ou integralmente desde que citada a fonte. As imagens e fotos não devem ser copias podendo estar protegidas por direitos autorais e/ou de imagem.
Acima de nossos protetores mais diletos
E acima de nossos mais íntimos afetos
Temos todos nós um companheiro que nos ampara e nos conduz
Esse companheiro constante
Que nos apoia a todo instante
Em todos os nossos passos ou crises da vida
É sempre o nosso amado Jesus.
Maria Dolores – Luz no caminho
O Natal em toda idade
É sempre nova alegria
Mas nos dons da caridade
O Natal é todo dia
O Natal! Festeja esquecendo
Quaisquer preconceitos vãos…
Natal é Jesus dizendo
Que todos somos irmãos.
Chico Xavier
“Se Jesus não nascer e crescer
Na manjedoura de nossa alma,
Em vão os Anos Novos se abrirão
Iluminados para nós”
Emmanuel – Feliz Natal!!!
Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?
O livro escolhido esse mês de dezembro para iniciar o Espaço Kids é “A vida de Allan Kardec para as crianças” da Editora LAKE escrito por Sebastião Clóvis Tavares mais conhecido por Clóvis Tavares.
Esse grande escritor e orador espírita, que homenageia o codificador da doutrina espírita de uma forma muito singela através de uma pequena história que segundo ele é uma pálida homenagem a quem tanto devemos.
A historieta infantil traz alguns apontamentos sobre a vida e a obra do Codificador, como signo de sincero reconhecimento à excelsitude de sua missão e de seu exemplo abençoado, para às crianças espíritas da Pátria do Evangelho.
Ele explica que com essa lembrança, nossos filhinhos e as crianças de nossas Escolas do Evangelho terão alguns dados biográficos do generoso missionário de Lyon para estudar e aprender e já se familiarizar com os exemplos de virtude e de trabalho que encheram seus dias de apóstolo aos quais nossos pequeninos valorizarao conhecendo os preciosos livros da codificação que mais tarde irão ler e estudar.
Nessa obra o próprio Francisco Cândido Xavier faz uma carinhosa carta ao escritor pela iniciativa, animando a tarefa da pequena história que vale a pena ler na reunião em família do culto do lar juntamente com todos os integrantes.
Ótima leitura.