sementes de luz

DIA DA FAMÍLIA

Criado por Freepik

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

“No dia 15 de maio, comemora-se o Dia Internacional das Famílias que foi definido em 20 de setembro de 1993, em deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). E desde então, neste dia, sempre há, em várias partes do mundo, conferências e celebrações para discutir e traçar projetos para o futuro da instituição familiar.”

E neste boletim de Maio/25, trazemos a reflexão à luz da Doutrina Espírita, do livro Vida e Sexo com base no texto Família de Emmanuel psicografado por Chico Xavier e publicado pela Feb, onde ele comenta a citação do Evangelho Segundo o Espiritismo cap XIV ítem 8.

Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e, muitas vezes, se dissolvem moralmente, já na existência atual.

De todas as associações existentes na Terra – excetuando naturalmente a Humanidade nenhuma talvez mais importante em sua função educadora e regenerativa: a constituição da família.

De semelhante agremiação, na qual dois seres se conjugam, atendendo aos vínculos do afeto, surge o lar, garantindo os alicerces da civilização. Através do casal, aí estabelecido, funciona o princípio da reencarnação, consoante as Leis Divinas, possibilitando o trabalho executivo dos mais elevados programas de ação do mundo espiritual.

Por intermédio da paternidade e da maternidade, o homem e a mulher adquirem mais amplos créditos da vida superior.

Daí, as fontes de alegria que se lhes rebentam do ser com as tarefas da procriação.

Os filhos são liames de amor conscientizado que lhes granjeiam proteção mais extensa do mundo maior, de vez que todos nós integramos grupos afins.

Na arena terrestre, é justo que determinada criatura se faça assistida por outras que lhe respiram a mesma faixa de interesse afetivo. De modo idêntico, é natural que as inteligências domiciliadas nas esferas superiores se consagrem a resguardar e guiar aqueles companheiros de experiência, volvidos à reencarnação para fins de progresso e burilamento.

A parentela no planeta faz-se filtro da família espiritual sediada além da existência física, mantendo os laços preexistentes entre aqueles que lhe comungam o clima.

Arraigada nas vidas passadas de todos aqueles que a compõem, a família terrestre é formada, assim, de agentes diversos, porquanto nela se reencontram, comumente, afetos e desafetos, amigos e inimigos, para os ajustes e reajustes indispensáveis ante as leis do destino.

Apesar disso, importa reconhecer que o clã familiar evolve incessantemente para mais amplos conceitos de vivência coletiva, sob os ditames do aperfeiçoamento geral, conquanto se erija sempre em educandário valioso da alma.

Temos, dessa forma, no instituto doméstico uma organização de origem divina, em cujo seio encontramos os instrumentos necessários ao nosso próprio aprimoramento para a edificação do mundo melhor.

tema do mês

MARIA MÃE DE TODAS AS MÃES

Fonte: Pexels

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

Neste boletim de Maio/25, para homenagear as mães encarnadas e desencarnadas, trazemos uma personagem fantástica na história das grandes almas: Maria de Nazaré, esse espírito de alta esfera espiritual, que foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus. Nossa base de reflexão será o livro Maria de Nazaré do espírito de Miramez, psicografado por João Nunes Maia.

O livro relata que o trabalho de Maria na Terra iniciou há 2000 anos antes do nascimento do rabi da Galileia, na esfera espiritual juntamente com as três almas luminares, Gabriel, Rafael e Micael e outro espírito que no futuro chamaria João Evangelista.

Esses seareiros do bem com suas equipes de mensageiros de luz, tiveram um papel muito importante para a preparação da atmosfera psíquica que o sr Jesus necessitaria para nascer e cumprir sua missão destinada por Deus.

E quem observasse na época com os olhos espirituais, veriam o volume de desasseio psíquicos que foram desmaterializados de entidades trevosas nos dois grandes rios, que protegiam as muralhas do império babilônico – o Tigre e o Eufrates, principalmente após passarem pelas muralhas da metrópole e serem conduzidos pela ação das águas salgadas para o Golfo Pérsico.

Segundo explica os responsáveis pela edição deste livro foram esperados mais de 17 anos depois de escrito para receber autorização da espiritualidade para publicá-lo, pois tinham mais do que simples relatos históricos, continham reveladores aspectos desconhecidos sobre a plêiade de espíritos vindos de outras esferas para desempenhar um papel fundamental na evolução da humanidade terrena e preparação da vinda de Jesus.

Maria, do berço ao túmulo sempre esteve direcionada para o bem, ela sabia de sua responsabilidade como espírito muito superior para os padrões de amor e pureza que o ser humano normal conhecia e com isso sua disciplina espiritual e dos seres espirituais que a inspiravam, guardavam sempre seus pensamentos em faixas vibratórias de cautela e prudência, pois sabiam que estava sendo visada por entidades trevosas.

Os seus pais Eliaquim e Ana foram escolhidos pela espiritualidade, pois lhe deram o apoio e o amor que precisava quando criança. Com 7 anos foi admitida no Templo para ingressar nos estudos, mas se viu reprimida em seus dons espirituais, então com a ajuda de amigos foi para o Monte Carmelo e Tabor viver com os Essênios exercitar seus dons mediúnicos em ajuda aos semelhantes.

Com o nascimento do nosso senhor Jesus Cristo, sofreu a dor moral da incompreensão e com seu esposo José espírito também escolhido pelos protetores para fazer parte desse abençoado projeto, protegeram-no desde criança até estar preparado para sua missão.

O tempo passou e no momento da crucificação do Rabi, conforme consta no livro Boa Nova do Espírito de Humberto de Campos psicografado por Francisco Cândido Xavier, com o coração amargurado, a Mãe do Messias se mantinha humilde e fiel aos desejos do pai celestial.

“Pai, faça a tua vontade e não a minha”.

Após a morte e ressurreição do Mestre e a separação dos discípulos que se dispersaram por lugares diferentes disseminando a Boa Nova, Maria foi convidada pelo discípulo João Evangelista a morar em sua choupana na cidade de Éfesos. Ela aceita e decorridos alguns meses, multidões de necessitados recorriam a ela que atendia no humilde lar os que a procuravam com necessidades e desde então, ficou conhecida como a casa da Santíssima.

Diariamente mães desesperadas e enfermos vinham ouvir suas palavras confortadoras, dizendo sempre: “isso também passa” “Só o reino de Deus é forte o bastante para nunca passar de nossas almas como a eterna realização do céu.”

O tempo passou… a velhice chegou…e João certo dia traz a notícia que os irmãos de fé seguidores dos ensinos de Jesus estavam sendo perseguidos e colocados nos circos como alimento dos leões. Muito abalada se reserva num canto do lar para orar pedindo a Deus e pelo amor de Jesus que amparasse aqueles irmãos em sofrimento.

De repente na porta da casa, percebe uma voz que emitia doces palavras de serenidade e conforto, ao invés de pedir, preenchia um vazio grande em sua alma, empolgada com as palavras de bem aventuranças do estranho percebe que era o seu filho amado pedindo um abraço.

Após verificar as mãos e pés furados, coloca a mão sobre seu coração onde a lança do soldado havia perfurado, chora dizendo: “ é você mesmo meu filho?” e Jesus diz: sim sou eu: “Vim buscá-la porque meu pai quer que seja no meu Reino a Rainha dos anjos.”

Após o seu desenlace Maria percebe que estava envolta de muitas entidades angelicais. A alegria inundava o seu coração e enquanto a caravana espiritual se preparava para partir, lembra dos discípulos perseguidos pela crueldade do mundo e então deseja abraçar os que ficaram no vale das sombras à espera da luz divina.

Seu pensamento a conduz à multidão guardada a ferros em calabouços escuros, necessitando de força e amor. Maria se aproxima e abraça um a um rogando ao céu deixar para elas a força da alegria. Ela inspira uma jovem de rosto ferido e diz: “ Cante minha filha e a jovem começa a cantar louvores de amor e esperança contagiando o cárcere e todos os detentos que entravam nas arenas. Assim a caravana majestosa conduz a todos ao reino do mestre e desde esse dia nos tormentos mais duros, os discípulos de Jesus cantam na terra exprimindo o seu bom ânimo e a sua alegria, guardando a suave herança de nossa mãe santíssima.

Salve Maria!!

dica de leitura

Ouvindo Deus na Tempestade

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

O livro sugerido para este mês de maio/25, chama-se Ouvindo Deus na Tempestade, do autor Adeilson Salles, publicado pela editora letr amais. Nessa obra o autor traz como objetivo fortalecer as pessoas para a superação das tempestades do passado, do presente e do futuro, provocando uma conexão com o Divino e, com isso, ampliar a visão sobre os acontecimentos da vida.

Ele lembra que Deus tem um plano específico para cada um de seus servos, e para o cumprimento desse plano se faz necessário preparo, e é por meio das adversidades que isso se torna possível e real na vida dos cristãos, pois essas tempestades tornam as pessoas mais dependentes de Deus, humildes de espírito, bondosas no tratar as pessoas, dentre outros resultados que as aflições da vida produzem na vida, evidentemente, por propósito e determinação de Deus.

Além de dar ideias de que cada um deve fazer, se preparando para enfrentar o dia da adversidade, conforme o apóstolo Paulo orienta, escrevendo em Efésios 6.11: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo”. Esse preparo é necessário para que o indivíduo possa se comportar da maneira proposta pela palavra de Deus, além de ser necessário que ele esteja sempre atento ao que o Senhor quer ensinar, mesmo que seja em situações adversas e desagradáveis, pois em tudo Deus tem um propósito para os seus filhos, inclusive nas tribulações da vida.

No início de cada capítulo contém uma citação do velho e do novo testamento e depois dissertações de temas atuais partindo do que Jesus ensinou aos discípulos por exemplo, daquela difícil e perigosa experiência vivida por eles naquela noite tempestuosa que viveram no meio do mar, trazendo lições objetivas e claras para as realidades vividas nos dias atuais. Porque, em certos momentos a embarcação da nossa vida já se deparou com o oceano bravio das angústias humanas. Então, ao invés de chorar no mar de lágrimas, devemos perceber que Deus falava conosco.

Abramos esse livro, e no virar das páginas seremos atraídos a ouvir a voz de Deus silenciando o mar agitado das nossas dores, dizendo:

-“Por que temeis, homens de pouca fé?” E, levantando, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: “Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” Mateus 8:24-27.

Ótima leitura

Podcast LEITURA DE LIVROS

Você já conhece o Podcast Leitura de Livros da nossa irmã Miriam?

Para você que não tem tempo ou que talvez não tenha o hábito da leitura, essa é a melhor opção para conhecer algumas das obras fundamentais da nossa literatura Espírita. Confira uma prévia:

campanha

Torne-se um sócio da nossa Casa

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

A Diretoria do Centro Espírita Luz da Humanidade convida a todos que ainda não se filiaram ao quadro associativo, para participarem dessa campanha, unindo esforços para a manutenção da Casa.

Isso permite que todos aqueles que venham buscar atendimento, continuem a receber o “conforto” físico e espiritual que a Casa oferece, e num futuro possam fazer parte também da nossa equipe de trabalho.

O sócio contribuinte tem acesso às obras espíritas do acervo de livros da nossa biblioteca, constituído de romances, livros de estudo e o próprio Pentateuco de Allan Kardec. Pesquise pelo site nossa lista e escolha qual mais lhe interesse para leitura.

Para se associar você pode clicar aqui para preencher a ficha online  ou converse com o voluntário da recepção de qualquer de nossos trabalhos, preenchendo a ficha com seus dados e fazendo sua contribuição mensal do valor que lhe for conveniente, tendo acesso também ao nosso grupo do whatsapp.

O Centro Espírita Luz da Humanidade agradece sua valiosa contribuição e lhe deseja um abraço fraterno.

Expediente

Este boletim é uma publicação mensal do Centro Espírita Casa Luz da Humanidade que visa oferecer aos colaboradores, frequentadores e participantes através de leitura ou por áudio informações interessantes na forma de artigos à luz da Doutrina Espírita.

EXPEDIENTE:
Centro Espírita Casa Luz da Humanidade
Av. Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, 864
Vila Lemos, Campinas – SP

Direção: Daniel Grippa  e José Ricardo Oppermann.

Colaboraram nesta edição: Floriano Farina, Miriam Maino Farina e Ivan Farina

Mais informações pelo email
dfg@dfgempresarial.com.br
www.casaluzdahumanidade.com.br

Os artigos, aqui publicados, poderão ser reproduzidos parcial ou integralmente desde que citada a fonte. As imagens e fotos não devem ser copias podendo estar protegidas por direitos autorais e/ou de imagem.

Espaço kids

Aula Evangelização

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

Espaço kids

Dica de Leitura A DESCOBERTA DOS DONS

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

A dica de leitura constante do boletim de maio/25 é o livro A Descoberta dos Dons – Uma lição para toda vida, da autora Karina Picon da boa nova editora, publicado em 2014, com ilustrações de Rafael Sanches.

É uma obra infanto-juvenil muito bonita e com um tema bem criativo.

Porque?

– Você sabe quais são seus dons?


– E quando reconhece o dom de alguém, você admira ou inveja?

– E com essas diferenças, é possível encontrar semelhanças e harmonia?

– Ou como transformar emoções negativas em positivas?

Essas e outras reflexões estão abordadas nesta obra, que poderá despertar principalmente no jovem, seu brilho interior de forma maravilhosa e sugestiva a ponto de poder ajudá-lo e também o seu amiguinho em descobrir o seu dom e melhorar sua vida, pois a felicidade em fazer o bem sempre traz em quem realiza a certeza do dever cumprido como sempre Jesus nos ensinou.

(…) O dom é um presente de Deus, é aquilo que faz a gente brilhar de dentro para fora, é um talento, uma habilidade especial que todos nós temos para ajudar a transformar nosso mundo em um mundo melhor(…) conforme consta na abertura do livro pela autora Karina.

O desenrolar da história acontece no colégio, dentro da sala de aula de música com a professora Cecília e os alunos Guilherme e Francisco que dão “tom especial” à trama, que atrai a atenção do leitor(a) e que no final tem um desfecho intrigante e maravilhoso que todos irão se emocionar.

O livro muito bem colorido escrito de forma fácil e cativante, chama a atenção das crianças do começo ao fim, pois todos os personagens tem sua própria estória que é maravilhoso descobrir o final.

Espero que gostem!!!

Ótima leitura!

Espaço kids

Dinâmica - Jogo dos talentos

Contatos

Daniel Grippa
19 98111-8239 (Whatsapp)
dfg@dfgempresarial.com.br