sementes de luz

Encontro do Emmanuel com o Cristo

Gerado com IA

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

A história do Cristianismo primitivo foi conhecida pelas informações contidas no Novo Testamento, através dos evangelistas, Mateus, João, Marcos e Lucas  e também através dos escritos de historiadores que depois de muitas pesquisas trouxeram detalhes primorosos da vida do Mestre Galileu encarnado na Terra.

Nós espíritas nos dias atuais, temos as obras do espírito Emmanuel psicografada por Francisco Cândido Xavier que nos oferece valiosas informações colhidas na espiritualidade e acrescidas de suas próprias experiências terrenas, uma vez, que esteve reencarnado na época de Jesus como senador Romano Públio Lentulus.

No Livro Há dois mil anos, Emmanuel descreve o encontro que teve com Jesus no momento que mais precisava de ajuda para sua filhinha adoecida, que lhe pede para procurar o Nazareno, então Públio se desloca de seu palácio para a beira do mar de Genesaré conforme transcrevemos na íntegra a seguir: 

“Das águas mansas do lago de Genesaré parecia-lhe emanarem suavíssimos perfumes, casando-se deliciosamente ao aroma agreste da folhagem. Foi nesse instante que, com o espírito como se estivesse sob o império de estranho e suave magnetismo, ouviu passos brandos de alguém que buscava aquele sítio. Diante de seus olhos ansiosos, estacara personalidade inconfundível e única.

Tratava-se de um homem ainda moço, que deixava transparecer nos olhos, profundamente misericordiosos, uma beleza suave e indefinível. Longos e sedosos cabelos emolduravam-lhe o semblante compassivo, como se fossem fios castanhos, levemente dourados por luz desconhecida. Sorriso divino, revelando ao mesmo tempo bondade imensa e singular energia, irradiava da sua melancólica e majestosa figura uma fascinação irresistível. 

Públio Lentulus não teve dificuldade em identificar aquela criatura impressionante, mas, no seu coração marulhavam ondas de sentimentos que, até então, lhe eram ignorados. Nem a sua apresentação a Tibério, nas magnificências de Capri, lhe haviam imprimido tal emotividade ao coração. Lágrimas ardentes rolaram-lhe dos olhos, que raras vezes haviam chorado, e força misteriosa e invencível fê-lo ajoelhar-se na relva lavada em luar. 

Desejou falar, mas tinha o peito sufocado e opressor. Foi quando, então, num gesto de doce e soberana bondade, o meigo Nazareno caminhou para ele, qual visão concretizada de um dos deuses de suas antigas crenças, e, pousando carinhosamente a destra em sua fronte, exclamou em linguagem encantadora, que Públio entendeu perfeitamente, como se ouvisse o idioma patrício, dando-lhe a inesquecível impressão de que a palavra era de espírito para espírito, de coração para coração:

– Senador, porque me procuras?”

Imaginemos se isso acontecesse conosco. Como podemos em sã consciência esquecer um momento desses? De estar ao lado de uma entidade angelical governador do planeta Terra. Acredito que por muitos séculos o nosso querido Emmanuel ouviu em seu espírito essa voz, que tanto mudou a sua vida para melhor, na travessia de encarnações em direção ao trabalho nobre de disseminar com o Chico Xavier o Espiritismo na sua maior pureza de sentimentos, esclarecendo a todos de uma forma clara e atual a vida espiritual.

Porque as experiências na matéria, deixam marcas importantes ao espírito que busca a evolução do seu ser e se não tem luz em seu caminho para prosseguir a caminhada, os tropeços acontecem e a marcha diminui o passo. Saibamos então, dosar as emoções no curso da vida para não arrependermos  mais tarde no íntimo de nossa alma de não ter ouvido a voz de Jesus, que consola e nos livra das aflições conduzindo para uma nova vida de paz e amor.

Poema "Não Temas"

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

Do Livro Parnaso de além túmulo, psicografado por Francisco Cândido Xavier do Espírito de Cornélio Bastos, PROFESSOR, poeta e jornalista. Nascido na capital de São Paulo, a 26 de setembro de 1844 e desencarnado em Campos em 31 de janeiro de 1909. Foi grande abolicionista e espírita militante.

“Somente com Jesus a alma cansada

Volve à praia do amor no mar da vida,

O viajor errante encontra a estrada,

Que o reconduz à terra estremecida.

A esperança, adiada e emurchecida,

Refloresce ao clarão de outra alvorada;

Todo o trabalho e dor da humana lida

São luzes da vitória desejada.

Sem Jesus, cresce a treva entre os escombros;

Ama a cruz que te pesa sobre os ombros,

Vence o deserto áspero e inclemente.

A aflição inda é grande em cada dia?

Não desprezes a Doce Companhia,

Vai com Jesus! não temas! crê somente!”

tema do mês

Gerado com IA

Cristo Consolador

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

A crônica desse mês é sobre Cap VI – O Cristo Consolador – ESE. Espero que as conclusões inspirem todos a ter Jesus como um farol que clareia os caminhos escuros da aflição e angústia e direciona para a paz e amor da vida atual.

Bom, a Doutrina Espírita nos explica que a primeira revelação de Deus, aconteceu na época  de Moisés. Foi o profeta Hebreu Moisés que trouxe do Monte Sinai as duas tábuas contendo os 10 mandamentos e através desses ensinamentos, Deus permitiu por suas leis naturais, que tivéssem acesso às informações espirituais para ajudar a desenvolver nos homens e mulheres da Terra o lado moral e ético para servir como instrumentos de benemerência entre os semelhantes. Segundo Emmanuel no livro Consolador “O velho testamento é o alicerce da Revelação Divina”.

A segunda revelação de Deus, foi a vinda de Jesus encarnado na Terra. Como o povo hebreu manteve o seu sentimento num Deus único, foi permitido que o Cristo pudesse encarnar para confirmar e viver todos os mandamentos do decálogo, mostrando que era possível amar a Deus e ao semelhante como nós mesmos. “O verbo se fez carne entre nós” como diz João Evangelista, modificando o padrão vibratório do planeta e proporcionando uma compreensão maior das Leis de Deus e até os dias atuais todos nós sabemos que o Senhor Jesus, é o consolador prometido e exemplo em todos os momentos. 

O próprio Alan Kardec no livro dos espíritos na questão 625, pergunta qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo? Resposta: Jesus é para o homem o tipo de perfeição moral a que pode aspirar a humanidade na Terra.

E estudando o evangelho de Mateus observamos que foi um trabalho muito intenso  o que Ele fez para a população que o procurava com tantas necessidades, pois era um povo sofrido, que não recebiam a compaixão dos fariseus, doutores da lei, pois eles não saíam de seus templos para ajudar nas necessidades básicas do povo Judeu, por falta de vontade ou por acharem que infringiam as leis mosaicas. Entretanto, Jesus vem com o seu amor, ensinando a boa nova que era a sua missão, mas não perdia a oportunidade de mostrar que Deus era Pai e permitia que curasse os leprosos, ressuscitasse os mortos, afastasse os espíritos endemoninhados e tantas outras benemerências. Emmanuel diz que “O seu evangelho é o edifício da redenção das almas”.

No cap VI- Consolador Prometido e no item 1 JUGO LEVE,  com citação de Mateus, 11:28 a 30 que Jesus disse:

“Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo”

Allan Kardec nesse trecho dá a seguinte explicação:

Que a fé no futuro é o único remédio para as nossas dores e aflições e que a confiança na Justiça de Deus e nos ensinamentos que o Cristo deixou aos homens é  a única forma de termos paz nessa vida. Pois para aquele que, nada espera após esta vida, ou tem dúvida sobre o que vai acontecer, as aflições tomam conta e não dão esperança nenhuma, apenas amargor.

Quando Jesus explica que seu jugo é leve, ele quer dizer que confia, submete e concorda com as leis de Deus porque sabe que Deus é amor. E essa é a condição para entendermos que o sofrimento é o que está na lei, ou seja, o seu jugo é a observância desta lei de amor e caridade.  Interessante né?

Por isso ele é o CONSOLADOR PROMETIDO como escrito no evangelho de João, 14:15 a 17 e 26. “Se me amais, guardai os meus mandamentos; e Eu rogarei a meu Pai e Ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito”.

Allan Kardec nos explica que Jesus promete outro consolador: O Espírito de Verdade, que o mundo não conhece ainda, porque não está maduro para compreendê-lo, que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para fazer recordar aquilo que Cristo disse. Se, pois, o Espírito de Verdade deve vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não disse tudo; se ele vem fazer recordar aquilo que o Cristo disse, é porque isso foi esquecido ou mal compreendido.

Jesus fez muita falta para todas as pessoas que conviveram com ele, pois foram 3 anos de ministério e como já estava previsto o seu desencarne, preparou para deixar outro consolador, porque sabia que iria voltar às suas moradas espirituais e precisava deixar pra nós uma forma de não esquecermos dele.

O Espiritismo é a terceira Revelação de Deus, o consolador prometido por Jesus, pois está alicerçado na filosofia, ciência e religião como luz vinda do espaço para nos confortar nos momentos de dúvida e aflição, continuando o amor do nosso senhor Jesus Cristo.

O Espiritismo veio no tempo marcado, para ensinar aos homens e mulheres a necessidade da observância da lei ( jugo leve como disse Jesus) . “que ouçam os que têm ouvidos para ouvir”. O Espiritismo vem abrir os olhos e ouvidos, porque fala sem figuras e sem alegorias; ele ergue o véu deixado propositalmente sobre certos mistérios, trazendo uma consolação aos deserdados da Terra e a todos aqueles que sofrem, dando uma causa justa e um fim útil a todas as dores.

dicas de leitura

Livro Ave Luz

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

O livro sugerido para leitura esse mês chama-se Ave Luz psicografado por João Nunes Maia e ditado pelo espírito de Shaolin. Essa obra é maravilhosa, porque registra os diálogos inesquecíveis realizados por Jesus aos seus discípulos na igreja dos pescadores, demonstrando que para encontrar o reino do céus os apóstolos precisavam constantemente estudar os ensinamentos do Galileu para se prepararem para auxiliar os semelhantes e permite também a nós leitores imaginar Jesus nos tempos cristãos ensinando as leis de Deus de uma forma amorosa e profunda.


O prefácio da obra tem a chancela do espírito de Emmanuel e foi psicografado por Francisco Cândido Xavier e é bem interessante pois Emmanuel cita os dizeres de João Evangelista no versículo 25, capítulo 21, “que nem todos os diálogos proferidos por Jesus foram registrados na Bíblia Sagrada”, por isso é super interessante  conhecermos e compartilharmos com outras pessoas, pois a cada história ditada por Shaolin com muita sensibilidade é demonstrado a vida dos 12 apóstolos e suas afinidades espirituais com seres de grandeza espiritual que conseguem iluminar nossas almas a cada texto. É maravilhoso!!!!


Ave Luz é uma obra muito boa para ser lido por principiantes da Doutrina Espírita e também, para os velhos seguidores do Mestre Galileu, pois representa um tesouro que não se confunde com os valores da Terra, porque é o alimento e o ouro das almas, conforme descrito na contra capa da obra.

Ótima leitura!.

Podcast LEITURA DE LIVROS

Você já conhece o Podcast Leitura de Livros da nossa irmã Miriam?

Para você que não tem tempo ou que talvez não tenha o hábito da leitura, essa é a melhor opção para conhecer algumas das obras fundamentais da nossa literatura Espírita. Confira uma prévia:

campanha

CAMPANHA DA PIZZA PARA MANUTENÇÃO DA CASA

Está sem tempo de ler? Que tal OUVIR o artigo?

Em busca de obter recursos financeiros para cobrir as despesas mensais do nosso Centro Espírita Luz da Humanidade, estamos promovendo mais uma campanha com as deliciosas
pizzas que nós já conhecemos.


Esperamos poder contar com o apoio de todos para a divulgação, aquisição e venda aos familiares e amigos.


Os talões estarão a disposição com os Dirigentes de cada atividade da Casa e também podem adquirir via whatsapp (19) 99128-5442 com nossa irmã Karin.


Valores:
Uma Unidade: R$ 50,00

Duas Unidades: R$ 90,00

Pagamento:
Deverá ser efetuado até dia 01/12/2023 via PIX (19) 99128-5442 – Karin Fernandes ou em dinheiro para os dirigentes.


Entrega:
Será no dia 09/12/2023, sábado com apresentação do comprovante de aquisição.


Horário:
das 11:00hs as 13:00hs

Endereço:
Av. Dr Arlindo Joaquim de Lemos, 864 – Vila Lemos, Campinas-SP.


A Diretoria agradece a todos irmãos(as) a generosidade da participação e deseja um forte abraço fraterno.

Expediente

Este boletim é uma publicação mensal do Centro Espírita Casa Luz da Humanidade que visa oferecer aos colaboradores, frequentadores e participantes através de leitura ou por áudio informações interessantes na forma de artigos à luz da Doutrina Espírita.

EXPEDIENTE:
Centro Espírita Casa Luz da Humanidade
Av. Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, 864
Vila Lemos, Campinas – SP

Direção: Daniel Grippa  e José Ricardo Oppermann.

Colaboraram nesta edição: Floriano Farina, Miriam Maino Farina e Ivan Farina.

Mais informações pelo email
dfg@dfgempresarial.com.br
www.casaluzdahumanidade.com.br

Os artigos, aqui publicados, poderão ser reproduzidos parcial ou integralmente desde que citada a fonte. As imagens e fotos não devem ser copias podendo estar protegidas por direitos autorais e/ou de imagem.

Torne-se um sócio da nossa casa

Para se associar você pode clicar aqui para preencher a ficha online  ou converse com o voluntário da recepção de qualquer de nossos trabalhos, preenchendo a ficha com seus dados e fazendo sua contribuição mensal do valor que lhe for conveniente, tendo acesso também ao nosso grupo do whatsapp. O Centro Espírita Luz da Humanidade agradece sua valiosa contribuição e lhe deseja um abraço fraterno.

Contatos

Daniel Grippa
19 98111-8239 (Whatsapp)
dfg@dfgempresarial.com.br